mudanças climáticas e da sustentabilidade
O presente ensaio tem como objetivo tecer alguns comentários críticos e sugestivos acerca das mudanças climáticas e da sustentabilidade, este trabalho em suma vem de forma objetiva e simples traçar o ponto de vista doutrinário, onde poderemos analisar de um ponto de vista amplo e acadêmico, este que é um tema polêmico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Mudanças climáticas
Quando falamos em mudanças climáticas, podemos notar que a nível global, as mudanças climáticas têm se manifestado de várias formas, destacando-se o aquecimento global e a ocorrência de fenômenos climáticos extremos. Nota-se que desde a Revolução Industrial, vem ocorrendo um aumento significativo da temperatura global e a comunidade científica tem afirmado que está se intensificando cada vez mais o efeito estufa, e esse tem como causa o aumento da concentração de determinados gases na atmosfera, dentre eles, podemos destacar o dióxido de carbono e o metano.
Ao se falar de efeito estufa, podemos afirmar veemente que esse é visto como o principal causador do aquecimento global.
O efeitos estufa é um fenômeno natural essencial à maioria das formas de vida e é causado pela presença de alguns gases que se concentram naturalmente, que estão presentes na atmosfera, por diversos fatores naturais e que por este motivo são normalmente conhecidos como gases de efeito estufa. Os principais gases estufa são o vapor de água, o metano, o óxido nitroso e o dióxido de carbono.
O dióxido de carbono é o mais conhecido, pois esse gás é lançado na atmosfera de forma natural, além de também ser lançado em decorrência das atividades do homem, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pela destruição e queimada de florestas, sendo que neste último caso, colabora para o aumento do albedo e exposição do horizonte orgânico do solo à decomposição da matéria orgânica que libera gás carbônico mais facilmente. A atmosfera possui a capacidade de limpar