Mudanças climáticas, políticas e sustentabilidade
CURSO: COMÉRCIO EXTERIOR E GESTÃO COMERCIAL
DISCIPLICA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ORIENTADORA: Profª NILMA SUELI SILVA SAKUMO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POLÍTICAS E SUSTENTABILIDADE
Santo André / 2011
Objetivo
Promover o entendimento, bem como a conscientização, dos temas: mudanças climáticas, políticas e sustentabilidade. Temas totalmente relacionados e de grande importância no cenário mundial atual.
Mundanças climáticas, políticas e sustentabilidade
As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.
As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.
Atualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelas atividades humanas, em especial as que utilizam combustíveis fósseis, vêm influenciando a ocorrência desse tipo de evento, por meio da alteração do equilíbrio climático do planeta. A causa central deste fenômeno é a intensificação do efeito estufa, que modifica o modo com que a energia solar interage com a atmosfera, provocando graves conseqüências como o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.
Num momento em que as mudanças climáticas são percebidas como frutos da ação humana são enormes os desafios para a formulação e implementação de políticas que