Mudanças climaticas
A variação climática é um fenômeno natural, onde ocorrem períodos de mudanças intensas em algumas fases da história do planeta. Porém, a rapidez da alteração climática que vem ocorrendo nas ultimas décadas é considerada anormal, e vem preocupando os cientistas. Vários estudos feitos confirmam que o aumento do nível dos mares pelo derretimento das áreas geladas e a elevação da temperatura média da Terra são evidências da intensificação do efeito estufa.
O efeito estufa é o fenômeno natural do planeta em que determinados gases na atmosfera impedem que parte do calor absorvido do sol seja dissipado de volta ao universo. Mas a partir da Revolução Industrial alguns gases do efeito estufa passaram a ser emitidos em quantidades cada vez maiores. O efeito estufa se tornou gradativamente mais intenso, levando ao aquecimento global que tem gerado mudança das características do clima, como ocorrência das chuvas, duração das estações secas, dinâmica de massas e correntes de ar e ocorrência de fenômenos como ciclones, tempestades e furacões.
Os impactos decorrentes da mudança do clima e a possibilidade de que o fenômeno fique mais intenso e irreversível levou a discussões a partir dos anos 1980 sobre um esforço internacional para combater o problema. Apesar da forte presença do tema nos debates internacionais e na mídia, ações concretas ainda são mais tímidas do que o IPCC considera necessário.
Ao longo do trabalho, iremos analisar algumas das principais conferências e convenções realizadas ao redor do mundo com o intuído de debater os problemas sobre mudanças climáticas, e apresentar maneiras de se controlar e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
RESUMO
As ações humanas voltadas ao crescimento econômico sem a um adequado manejo ambiental têm trazido sérias conseqüências para a estabilidade climática do planeta. O efeito estufa, causado pela emissão desordenada gases poluentes é tema recorrente nas negociações mundiais