mudanças climaticas
Dois pontos centrais que envolvem as mudanças climáticas são a emissão, cada vez mais crescente, de gases de efeito estufa e a influência do ser humano sobre essas alterações ambientais.
O aumento da emissão de gases de efeito estufa gera um acréscimo na temperatura do planeta, intensificando o efeito do aquecimento global. O aumento de temperatura, por sua vez, gera inúmeros outros impactos ambientais, tais como derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, mudanças nos regimes de chuva, entre outros, que podem gerar outros impactos ambientais, formando um efeito dominó.
As influências do ser humano nesse processo estão relacionadas às atividades que desenvolve, que ocasionam o aumento das emissões de gases de efeito estufa, sobretudo devido à queima de combustíveis fósseis, principalmente relacionada ao setor de transportes, à degradação de áreas florestais, às atividades industriais e às alterações no ambiente natural.
Vamos entender como esses processos ocorrem e o que pode e tem sido feito nas esferas individuais e coletivas, nacionais e internacionais, para minimizar estes impactos.
Bons estudos!
Mudanças Climáticas e a atuação dos Organismos Internacionais
Os seres humanos têm modificado a Terra durante toda a sua história e certamente o continuarão fazendo. A questão atual é a dimensão e a intensidade dessas interferências, já que estas alterações têm possibilitado o desenvolvimento e avanço para algumas sociedades, mas ao mesmo tempo geram sérias desigualdades sociais e problemas ambientais.
O aumento dos problemas ambientais, decorrentes da expansão industrial que ocorreu em todo o mundo, surge em consequência de avanços tecnológicos sem a devida preocupação com a manutenção e gestão adequadas dos recursos naturais.
Fica evidente