Mudança Organizacional
Comportamento organizacional
Ana Carolina Siqueira Marins
Halana Magalhães
Karla Fernanda
Luma Carvalho
Rafaella Cavalcanti
Renata Milena
Sophie Bauruel
Introdução
A mudança organizacional caracteriza-se por transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto sobre os trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e estresse.
Forças para a mudança
As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutável. Elas precisam se adaptar a novas condições. “Mude ou morra!” é o grito de guerra que hoje corre entre os executivos.
Quase todas as organizações de hoje precisam se adaptar a um ambiente multicultural. As politicas e praticas dos Recursos de recursos humanos mudaram para atrair e reter essa força de trabalho mais diversa.
A tecnologia esta mudando o trabalho e as organizações. Por exemplo, os computadores que agora são comuns em todas as empresas, o celular que se tornou uma necessidade para a maioria da população. As redes de computadores estão remodelando setores inteiros da economia. A indústria fonográfica enfrenta as consequências da popularização do compartilhamento de musicas pela internet. Em longo prazo, as pesquisas genéticas capacitarão as indústrias farmacêuticas a desenvolver medicamentos personalizados, criando um dilema para as empresas seguradoras sobre quem pode ou não ser assegurado.
A competição esta mudando. A economia globalizada significa que a concorrência pode estar do outro lado da cidade ou do outro lado do mundo. O aumento da competição significa que as empresas já estabelecidas precisam se defender dos concorrentes tradicionais, que desenvolvem novos produtos e serviços, como as pequenas e empreendedoras que surgem com ofertas inovadoras. As organizações bem sucedidas serão aquelas capazes de mudar para responder a concorrência.
As tendências sócias