Mudança Organizacional e aspectos Psicologicos
A mudança organizacional caracteriza-se por transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos positivos ou negativos, geram instabilidade e estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações.
A "Psicologia Organizacional“ inicialmente denominada como
"psicologia Industrial“, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente atua sobre problemas organizacionais ligados á gestão de recursos humanos ou seja á Gestão de pessoas.
A psicologia tem vários objetivos de estudo, dentro deles o comportamento humano, o consciente, a mente. Mais o mais importante é que estamos lidando com a
'subjetividade' que é aquilo que nos diferencia de outras pessoas. A Psicologia da Organização tem um amplo campo de estudo. Interessa-se porém, pela conduta do trabalho, nas relações entre os grupos e nas relações de todos estes com a estrutura de função geral da organização em que os indivíduos trabalham. A Psicologia da Organização estuda a interrelação dos indivíduos na empresa e as diversas variáveis que interferem nesse intercambio de estrutura e comportamento.
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismoPB, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.
O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento.
Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção
Esse processo de adequação exige um trabalho junto aos indivíduos no nível psicológico, que aqui se entende como uma