Fôrmas metálicas leves
Fôrmas metálicas leves
Definição:
Fôrmas metálicas leves são moldes usados na construção civil para fazer paredes, lajes e vigas mas também são designadas para as partes mais leves das obras, sendo um sistema bem prático e fácil de ser manuseado por qualquer trabalhador dentro da construção civil.
Há muitas vantagens no uso das fôrmas metálicas leves, ou como também é conhecido por painéis manuais, por exemplo:
Peso: O peso total de um painel de medidas básicas (600mm X 1200mm) é de 27kg variando até 35kg.
Praticidade: Os painéis manuais são um sistema fácil de ser transportado e montado, precisando apenas de trabalhador com ou sem experiência para monta-los.
Custo: Totalmente constituídos em aço, os painéis manuais tem maior vida útil se comparados a outros sistemas, mantendo suas qualidades mesmo após algumas reutilizações do material.
Acabamento: Por proporcionar uma junta hermética entre os painéis, o acabamento do concreto é suave e corretamente dimensionado.
As desvantagens desse tipo de fôrmas metálicas são que elas não podem ser designadas para as partes mais pesadas das obras, como por exemplo: travessas, vigas e pilares, blocos de fundações de dimensões maiores e outras diversas aplicações para as quais são aplicadas fôrmas metálicas pesadas, de dimensões e peso superiores. Fora isso, as formas metálicas no geral requerem manuseio cauteloso para evitar danos e tem pouca flexibilidade, sendo substituídas por fôrmas de madeiras em áreas que requerem mais flexibilidade.
Aplicações:
Devido ao seu baixo peso e muitos acessórios que as compõem, as fôrmas metálicas leves podem ser aplicadas em quase todos os tipos de obras, por exemplo:
Edificações residenciais: Qualquer estrutura de concreto armado, ex.: Vigas, paredes, pilares;
Lajes: Fôrmas e pisos;
Habitações: Modulares e individuais;
Galerias e túneis.
Montagem básica: Depois de concluídas as etapas de projetos, têm-se início a