Mudança de fases de substâncias puras
Introdução
Para diferenciar uma substância pura, é só observar o comportamento da substância na hora do aquecimento, sob pressão constante, pois é a partir do aquecimento de um líquido que veremos se é ou não pura.
São representações gráficas das fases que estão presentes em um sistema de materiais a várias temperaturas, pressões e composições. A maioria dos diagramas de fase foram construídos segundo condições de equilíbrio (condições de resfriamento lento), sendo utilizados para entender e predizer muitos aspectos do comportamento dos materiais. Os diagramas de fases mais comuns são os de temperatura versus composição.
O diagrama de fases fornece as seguintes informações termodinâmicas sobre um sistema em equilíbrio: Fases presentes, Composição das Fases e Proporção das Fases.
Diagrama de Fases das Substâncias Puras Usaremos como exemplo para representar o diagrama, a água, que está presente em nosso dia-a-dia. Depois de muitos testes nos quais uma amostra da substância foi submetido a pressões e temperaturas conhecidas. Com base nesse conjunto de informações, foi elaborado o chamado diagrama de fases para a água, que aparece na figura 1. A temperatura se encontra nas abscissas, e a pressão nas ordenadas.
Qualquer amostra aleatória de água tem um valor de pressão e um de temperatura. Esse par de valores pressão-temperatura determina um ponto no diagrama de fases da água. Se estiver na área rosa, a água estará sólida. Se estiver na área azul, a água estará liquida. Se estiver na área amarela, ela estará no estado gasoso. As áreas rosa e azul são separadas por uma linha, sempre que um ponto estiver sobre essa linha, representa que a água pode estar no estado liquido e/ou sólido. Em outras palavras, representa que essa amostra de água pode sofrer transição de sólido para líquido (fusão) e de líquido para sólido (solidificação). Quando um ponto estiver sobre a linha que separa as regiões azul e