Mucosa bucal
2- Devem exigir que os trabalhadores usem todos os equipamentos específicos para cada área , disponibilizar todos os equipamentos e garantir a segurança de todos, dar condições dignas e saudáveis .
3- Evitar acidentes, usar os equipamentos fornecido, exigir seus direitos em relação a sua própria segurança.
4- Riscos físicos: Equipamentos que geram calor ou chamas; Equipamento de baixa temperatura; Raios laser; Campos elétricos. Riscos químicos: Contaminantes do ar; Substâncias explosivas; Líquidos voláteis; Substâncias oxidantes. Riscos biológicos: Amostra proveniente de animais e seres humanos: sangue, urina, escarro, secreções, derrames cavitários, peças cirúrgicas, biópsias.
5- Laboratórios de saúde são ambientes complexos e dinâmicos que necessitam adaptar-se rapidamente às necessidades e pressões sempre crescentes de saúde pública. A Biossegurança,que constitui uma área de conhecimento relativamente nova, é um campo que cresce em importância e abrangência, sendo as suas normas e recomendações cada vez mais difundidas internacionalmente. O LACEN, visando a adoção das normas de Biossegurança, com o objetivo de implantar medidas voltadas para a prevenção,controle, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às suas atividades, instituiu em 1999 a sua Comissão de Biossegurança. Desde então, a Comissão de Biossegurança do LACEN, hoje integrando a Coordenação de Biossegurança – COBIO, vem implementando um programa de educação continuada para os profissionais de laboratório, abordando diferentes aspectos da segurança e saúde no trabalho e da questão ambiental. Faltava-nos disponibilizar um manual de Biossegurança, que servisse de consulta