Mucosa bucal
As células são os componentes estruturais e funcionais da vida por terem capacidade de vida própria e de autoduplicação. Podem existir isoladamente como seres unicelulares ou constituir arranjos ordenados de células – os tecidos - formando o corpo dos animais e plantas pluricelulares .
O citoplasma das células eucarióticas corresponde à região entre a membrana plasmática e a carioteca, constituída pelo fluido chamado citosol e, compreende diversas estruturas tais como: ribossomos, citoesqueleto, organelas membranosas. A membrana plasmática separa o meio intracelular do meio extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substância da célula.
As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como na duplicação do DNA, sua transcrição do RNA, síntese proteica , várias organelas. A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal. A parede das células vegetais, é formada por fibrilas de celulose embebidas em um material hidrofílico, a matriz é constituída por hemicelulose, pectínea e proteínas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana preenchida com um suco celular, onde armazenam metabólitos, que quebram e reciclam macromolécula.
As células procariontes ou procarióticas se diferem das eucarióticas por não apresentarem carioteca, onde seu material encontra-se disperso no citoplasma, individualizando o núcleo celular. Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático. Possuem um pequeno tamanho por não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas , o que acontece nas células eucarióticas.
2 OBJETIVOS
• Diferenciar célula animal, vegetal e