Mucosa bucal
1. INTRODUÇÃO4
2. OBJETIVOS5
3. MATERIAL6
4. PROCEDIMENTOS7
5. RESULTADOS8
6. DISCUSSÃO8
7. CONCLUSÃO8
8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA8
1. INTRODUÇÃO
As células são unidades funcionais dos seres vivos. Uma célula eucariótica é limitada pela membrana celular ou plasmática, que contém o citoplasma e o núcleo individualizado. No citoplasma são encontrados os mais diferentes compostos relacionados com a vida, com o metabolismo celular, e as diversas organelas que ocorrem em cada tipo de célula. O núcleo é limitado pela membrana nuclear, que contém o nucleoplasma, cromossomo e nucléolos.
Células destituídas de núcleos individualizados são chamadas procarióticas. Tais células também não têm Mitocôndrias, Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi e Lisossomo, cujas funções parecem ser exercidas pela membrana celular. O material genético não é organizado em cromossomo, sendo formado por ácido nucléicos sem proteína associada.
2. OBJETIVOS
* Observar células da mucosa bucal; * Identificar as estruturas celulares visíveis ao microscópio; * Identificar a importância do uso de corantes no estudo das estruturas celulares.
3. MATERIAL * Microscópio óptico; * Lâmina e lamínula limpas; * Água de torneira; * Papel filtro; * Espátula descartável; * Solução aquosa de azul de metileno a 0,3%.
4. PROCEDIMENTO
1. Com a espátula, raspou-se levemente a parte interna da mucosa bucal; espalhou-se sobre a lâmina o material coletado (esfregaço de célula da mucosa bucal). Com o auxílio de um bastão (ou com pipeta), colocou-se sobre o esfregaço uma gota de água destilada. Cobriu-se com lamínula e observou-se ao microscópio. 2. A seguir, fizemos outro esfregaço de células da mucosa bucal e core com Azul de Metileno (pode-se também colocar o material coletado sobre uma lâmina que já contenha uma gota da solução de Azul de Metileno). Cobriu-se com lamínula. Observou-se inicialmente com a objetiva de menor