Determinação de caráter ácido-base
Curso Técnico em Química – 1º Módulo
Anna Karolina nº 04
Bárbara Barbosa nº 06
Bianca Siqueira n°07
Camila Aparecida nº 08
Danilo Moreira nº 10
Determinação do caráter acido-base das substancias
Tecnologia de Materiais Inorgânicos I
1º Bimestre/2º Semestre 2012
Prof. Willians
Jacareí - SP
2012
EXPERIMENTO 01
1. TITULO: Determinação de caráter ácido-base das substâncias.
2. OBJETIVO: Determinar o valor de pH de determinadas substâncias utilizando indicador papel tornassol e papel indicador universal de pH e soluções indicadoras de pH.
3. INTRODUCAO:
O pH ou potencial de hidrogênio iônico,é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Corresponde à atividade dos íons H+ em solução aquosa. Por aproximação, recomendado pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry, de 1986) para a definição de escalas de pH, considera-se que em soluções diluídas a atividade torna-se igual a concentração em mols de íons H+ na solução, podendo ser expresso matematicamente por: pH= -log [H+] em que [H+] representa a concentração de íons H+ em mol/dm3. Assim, como a constante de equilíbrio por exemplo, o pH de uma solução é uma quantidade adimensional. Como o pH é simplesmente uma forma de exprimir a concentração dos íons hidrogênio, as soluções ácidas e básicas a 25º C podem ser identificadas através dos seus valores de pH, como se segue:
. Soluções ácidas: [H+] > 1,0 x 10 -7 M, pH < 7,00
. Soluções básicas: [H+] < 1,0 x 10 -7 M, pH > 7,00
. Soluções neutras: [H+] = 1,0 x 10 -7 M, pH = 7,00
O equipamento necessário para a medição de pH -o pHmetro, consiste de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um pHmetro, um dispositivo eletrônico de baixa impedância para medir o potencial entre os eletrodos. A temperatura dever ser medida com um