MRUA - FISICA APLICADA
CURSO ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: Física I
Experiência 3: MRUA – Esfera na canaleta
Professor: Luiz Enrique Gomez Armas
Alegrete, 1 de agosto de 2014.
Sumário
1 objetivo
Este experimento tem como objetivo analisar o MRUA (movimento retilíneo uniformemente acelerado) e caracterizá-lo, mostrando seus casos diferenciados, como é o caso da queda livre, além de mostrar a relação entre a aceleração e o ângulo em que se põe o objeto que sofre MRUA. O relatório a partir de gráficos e medidas visa o estudo da aceleração em si, para determinar seu módulo, ou interpretar um gráfico dado por (posição X tempo), analisando a influência da aceleração em um determinado objeto, além de determinar a velocidade instantânea do objeto em cada posição.
2 Resumo
A análise da aceleração a partir do trabalho teve como base o experimento prático da queda de uma esfera com diferentes ângulos, que pude proporcionar o melhor entendimento das influências na aceleração, assim como nos fez entender a diferença do MRUA proposto pela queda livre, que apresenta sua aceleração como sendo a gravidade.
Tivemos como resultados desse experimento que a sua aceleração aumenta quando seu ângulo da rampa (determinado pelo eixo Y) diminui, também analisamos o MRUA em seu todo, ou seja, observamos que a velocidade aumenta com o passar do tempo (o que caracteriza o movimento acelerado).
3 introdução teórica
O experimento em questão trata-se do MRUA que é caracterizado pela sua aceleração constante, portanto, possui uma velocidade variada. Matematicamente temos que:
Onde é dada pela velocidade, X representa a variação da posição, e a variação de tempo.
Onde representa a aceleração, variação da velocidade e a variação de tempo.
a qual determina a aceleração instantânea, dada pela derivação da velocidade em função do tempo.
Em que é a