Documentário
É caracterizado pela veracidade, compromisso com a exploração da realidade. Isso não quer dizer, porém, que irá explorá-la da forma exata como é. Muitas vezes, é abordada de uma maneira parcial e subjetiva. Seu suporte de produção audiovisual procura estabelecer ligações com situações reais, abordando assuntos e temas com um maior aprofundamento. Esse tema, porém, não é eleito de forma simples e corriqueira. É necessário que exista todo um contexto envolvido, seja ele, histórico, cultural, político, social ou econômico, de tal forma que uma reflexão seja proposta. O documentário pode retratar diferentes histórias ou alegações, de tal forma que seja criado um espaço de reflexão sobre o tema retratado, investigando as diferentes realidades dos personagens sociais envolvidos e abordando as relações e interações sociais.
Direcionam a uma espécie de ativismo social, pois procuram sob um único ou diversos pontos de vista, expor um problema, explicar o que ele significa e no que consiste, de tal forma que a pessoa procure construir um argumento crítico e estabelecer uma solução construtiva, dentro de seu referencial.
“Um documentário é uma declaração pública de opinião, direta ou indireta, sobre um assunto.”
"Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da