Relatório de fisica
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE FINAL DE UM PROJÉTIL, ATRÁVES DO ALCANCE, NUM LANÇAMENTO HORIZONTAL
Relatório referente à primeira prática (MRUA), apresentado ao curso de Engenharia Civil e Mecatrônica , na disciplina de Física - Mecânica
SALVADOR, BAHIA, BARSIL
2013
1. OBJETIVOS
1.1. Geral: O objetivo geral da prática visa caracterizar o movimento retilíneo uniformemente acelerado, reconhecendo que a aceleração é uma função do ângulo de inclinação da rampa. Podendo assim fazer diferentes gráficos envolvendo as principais variáveis físicas e interpreta-los corretamente.
1.2. Específico: Utilizar conhecimentos da equação horária para determinar a posição ocupada por um móvel em relação ao tempo e usa-los para resolver problemas da vida prática.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Neste experimento da cinemática investigam-se os movimentos unidimensionais de um corpo, o movimento retilíneo uniformemente acelerado utilizando-se um plano inclinado.
Ao ser lançada através do plano inclinado, uma bola irá, imediatamente, sofrer influência da força gravitacional, indo em direção ao solo, formando uma trajetória retilínea até alcança-lo.
Para realização dos experimentos a serem discutidos, foram ultilizadas as seguintes fórmulas:
(1) Δ S = S.final – S.inicial
(2) ΔS = S0 + V0T + (AT²)/2
(3) ΔT = T.final – T.inicial
(4) ΔS/ ΔT = V média
(5) V = V0 + AT
A fórmula (1) é utilizada para encontrar o deslocamento, onde, é a distância entre o ponto onde a bola inicia o movimento e a distancia final;
A fórmula (2) É chamada de equação horária do MRU.
As fórmulas (3) é utilizado para encontrar o tempo gasto do inicio ao fim.
A fórmula (4) é utilizada para encontrar a velocidade média (MRUV);
A fórmula (5) é a equação horaria da velocidade no MRUA.
3. EXPERIMENTAL