MRP E MRP II
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
VANTAGENS E DESVANTAGENS MRP E MRP II
CÉLIA DA SILVA NASCIMENTO
Modelo de MRP
. Vantagens do MRP
Diminuição dos estoques;
Controle Melhor da produção e das encomendas;
Processo Hierárquico;
Integração das várias áreas funcionais (ERP);
Estrutura formal de dados e procedimentos;
Simulações;
Integração JIT/MRP.
Desvantagens:
O MRP não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais. Como os níveis de stock são estabelecidos ao mínimo possível, os materiais têm que ser comprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisição (ou também conhecidos como custos de aprovisionamento). Maiores custos de transporte são causa efeito visto que, a empresa está menos apta a descontos de encomendas de grandes quantidades. A empresa tem que comparar antecipadamente a redução nos seus custos de posse de material em stock face aos aumentos nos custos associados a encomendas frequentes e de pequenas quantidades.
Outra desvantagem do MRP I é o potencial perigo duma redução ou mesmo paragem da produção que pode haver de fatores como problemas de entrega não previstos e escassez de material.
Estas desvantagens podem ser facilmente eliminadas através de uma parametrização do software utilizado. Nele podem ser definidos estoques de segurança e lotes mínimos de compra, que reduziriam dramaticamente os efeitos citados acima. A desvantagem final do MRP I é devido à utilização de pacotes de software estandardizados que, podem ser difíceis de adaptar a situações específicas de produção de uma determinada empresa.
Vantagens do MRP II
Redução de estoques;
Maior rotação de estoques;
Maior consistência nos tempos de entrega ao cliente;
Redução nos custos de aquisição de material;
Redução nos tempos de mão-obra;
Ampla base de dados propícia a tecnologia