A origem do relogio de pulso
O aeronauta brasileiro Santos Dumont (inventor do avião) por razões técnicas necessitava de um relógio mais pratico, pois havia somente relógios de bolso que não eram tão precisos, ele precisava de velocidades no tempo mais rápidas para que assim ele pudesse checar o tempo de voo no qual consistia seus testes. Ele chegou a improvisar, amarrando um relógio de bolso ao pulso com um lenço.
Santos, muito amigo de Louis Cartier pediu a ele que acrescentasse ao seu relógio de bolso uma tira de couro. E em 1904, Cartier criou para Alberto Santos Dummont o relógio de pulso em formato quadrado - o modelo Tank, com pulseira de couro, que o relojoeiro denominou Santos.
Cartier não só colocou as pulseiras de couro, como desenvolveu para seu grande amigo Santos Dumont um relógio que poderia ver as horas automaticamente com uma bússola acoplada vendo que para a época ter um relógio desses seria muito avançado.
Com seu desenho atemporal, o “Santos” havia nascido. Incrivelmente, este relógio ainda é produzido nos dias de hoje com praticamente o mesmo formato.
Claramente a ideia de se criar um relógio de pulso foi de Santos Dumont, porém o desenvolvimento partiu de Louis Cartier que por sua vez criou vários outros modelos inclusive para os soldados da Primeira Guerra Mundial que foi o grande marco do relógio.
Tipos de relógios
Relógios de Quartzos
Os quartzos são os relógios mais comuns e oferecem precisão e estabilidade. os relógios de quartzo não exigem corda e precisa apenas trocar a bateria uma vez a cada um ou dois anos. Estes relógios têm vários estilos diferentes: analógico, digital e analógico-digital.
Relógios Mecânicos
Os relógios mecânicos mais tradicionais e normalmente mais caros do que os de quartzo devido à habilidade e ao custo do trabalho exigidos para se criar uma peça complexa. Estes dependem de uma mola (a mola principal) para oferecer a energia ao oscilador (quase sempre uma roda chamada de