MRP conceitos e aplicabilidade
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema de controle de inventário e produção que monitora a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa conforme figura 1.
Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possam executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa.
Definido em um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.
Figura 1 - Informação que integra sistema MRP
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Material_Requirement_Planning
1.1 Componentes de um sistema MRP
Sistema computadorizado;
Sistema informativo de produção;
Inventário de produção;
Calendário de produção;
Sistema de gestão de 'inputs' (entrada) para produção.
Sistema de previsão de falhas produtivas
1.1.1 Parametrização do Sistema MRP I
A parametrização do sistema MRP I é uma das atividades mais importantes para o perfeito funcionamento do sistema. É necessário que a empresa mantenha certos dados em arquivo de computador, os quais, quando o programa MRP I é rodado, são recuperados, usados e atualizados. Além das informações básicas sobre a estrutura do produto e o lead time de processo ou de fornecedor, devem-se levar em consideração algumas realidade e particularidades das empresas segundo Carmelito (2008).
Alguns parâmetros fundamentais em que um sistema MRP é:
Políticas e dimensão do lote: política de lotes mínimos política de lotes máximos política de períodos firmes
Stock de Segurança
Lead time
Unidade de medida
1.1.2 Dados de