Layout
Hoje em dia, já existe um conceito mais amplo de MRP, baseado na mesma lógica: Manufaturing Resources Planning ou (MRPII), que vai além das quantidades e momentos de aquisição ou fabricação dos itens, pois também calcula e planeja os recursos que deverão ser utilizados, como a capacidade da máquina, assim como os recursos humanos e financeiros.
Este trabalho objetiva apresentar e analisar métodos de controle e planejamento, como o Just in Time (JIT) e o sistema Optimized Production Technology (OPT), para depois compará-los com o MRP e apresentar a aplicabilidade de cada um.
Para a realização deste artigo, foram pesquisados diversos artigos sobre MRP e MRP II, como o artigo de Mesquita (2008), que descrevia o MRP II em indústrias automobilísticas, assim como outros autores que descreviam outros métodos de Planejamento e Controle. A partir disso foi definido o objetivo, que seria comparar o MRP com outros métodos e mostrar suas vantagens e desvantagens, assim como a sua viabilidade de implantação dependendo da estratégia da empresa. Foram pesquisados livros e artigos internacionais, como Corrêa, (1993), para ter um maior embasamento sobre o método Just in time, e Goldratt (1992) sobre o método OPT. Foram