Mpt (tpm)
Á partir da implantação dos conceitos de TPM, o operador de máquinas e equipamentos também torna-se capacitado a executar manutenções mecânicas e elétricas, sendo capaz de perceber alterações no equipamento antes que este quebre, minimizando o tempo de parada de máquinas para manutenções corretivas, aumentando o tempo produtivo das mesmas.
Os conceitos que norteiam a TPM tornam o operador multi habilitado, ou seja, ele é capaz de operar diversas máquinas e equipamentos, bem como mantê-las e auxiliar o pessoal de manutenção da fábrica em suas tarefas.
O perfil do empregado muda, pois este passa a ser mais especializado e, à medida que vai adquirindo conhecimentos, pode ser remunerado em função de suas habilidades.
Outro conceito importante é a visão da necessidade do trabalho em equipe, o que permite a implantação de metas que, quando ultrapassadas, aumentam a remuneração de todos que a compõe.
A TPM, para ser implementada, requer um envolvimento de todos em uma unidade fabril. O trabalho em equipe torna-se primordial.
Os benefícios da implantação dos conceitos de implantação da TPM são claramente visíveis: o tempo de parada de equipamentos por quebra diminui, os custos associados a estas paradas também diminuem, aumentando, por conseguinte, a capacidade produtiva da fábrica e a possibilidade de aumento de receita e das margens dos produtos manufaturados.
Por que TPM ?
O TPM foi introduzido para atingir os seguintes objetivos. Os mais importantes estão relacionados abaixo. * Evitar desperdícios em um ambiente econômico que está mudando rapidamente. * Produzir bens sem reduzir a qualidade do produto. * Reduzir custos. * Produzir uma pequena quantidade de lote o mais cedo possível. * Os