Crustáceos e inseto aquáticos
Insetos aquáticos são insetos que vivem pelo menos um estágio do ciclo de vida em ambiente aquático como as espécies Odonata, Ephemeroptera, Hemiptera, Coleoptera, Diptera. Predominantemente em água doce, os insetos aquáticos possuem sistema respiratório adaptado para suportar a carência de O2 na água (15ppm) em comparação com o ar (200.000 ppm).
Possuem sistema respiratório fechado com espiráculos não funcionais, com respiração cutânea através da cutícula em insetos muitos pequenos, ou respiração por pigmentos respiratórios como alguns Chironomidae que apresentam hemoglobinas, que são pigmentos respiratórios com grande afinidade por oxigênio, podendo captá-lo em ambientes de baixa concentração, outros com respiração por brânquias, realizando a absorção do oxigênio através de brânquias, localizadas em diferentes partes do corpo do inseto.
Possuem alguns insetos, sistema respiratório aberto, com espiráculos funcionais, que podem se realizar através de sifão que captam o2da atmosfera na cuperfície da água sendo comum em larvas de alguns díptero, alguns outros adptam este sifão para perfurar o tecido vegetal e retirar o o2 de plantas submersas A respiração através de brânquia física estocando o ar em um bolha como realizado pelo besouro aquático. A respiração através de plastrão mantendo a água afastada da superfície do corpo através de pelos hidrófugos deixando uma camada permanente de gás em contato com os espiráculos.
Uma conseqüência da taxa lenta de difusão de oxigênio através da água é o desenvolvimento de uma camada de água sem oxigênio que circunda a superfície de absorção de gases.
Insetos aquáticos exibem uma variedade de comportamentos ventiladores que perturbam essa camada sem oxigênio.
No ambiente aquático os insetos sofrem adaptações lóticas tendendo a ser dorsoventralmente achatados, algumas vezes com pernas lateralmente projetadas. Sofrem também adaptações lênticas explorando a camada superficial, descarregando detergente na