Mps-br - melhoria de processo do software brasileiro
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Índice
Introdução 2
Modelo de Maturidade 2
Visão Geral do Modelo 2
Definição de escopo e riscos do projeto 3
Alocação de Recursos Humanos 4
Planejamento e Controle 4
Fornecedor de Requisitos 5
Objetivos de Medição 5
Conclusão 6 Introdução
Esse trabalho irá retratar os conceitos envolvidos na utilização do modelo de maturidade MPS-BR na gestão de projetos em fábricas de software, explicando como o modelo pode guiar para a execução de processos com qualidade e, consequentemente, a geração de lucro e produtividade maior.
Modelo de Maturidade
Um modelo de maturidade serve como um caminho a ser seguido por empresas que desejam melhorar seu desempenho operacional de forma consistente. Sendo assim, baseiam-se na ideia de que as pessoas, áreas funcionais e processos evoluem através de um processo de desenvolvimento em direção a uma maturidade mais avançada.
O MPS-BR não define como o processo deve ser executado, apenas aponta quais devem ser as características estruturais com que o trabalho deve ser executado tendo como objetivo um grau de qualidade. Ou seja, o modelo não padroniza como deve ser a execução dos processos, pois cada empresa irá ter seus próprios processos e sua forma de execução, mas aponta para as práticas corretas, no desenvolvimento de software, que levarão a um produto de software de qualidade.
Também é possível verificar, para os gestores da organização, em que estado de maturidade se encontram os processos atualmente desempenhados pela empresa. A partir desse ponto, é possível planejar as ações para buscar uma maturidade superior e alcançar objetivos estabelecidos.
Visão Geral do Modelo
O MPS-BR é um movimento para a melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de