Movimentos Sociais Comteporâneos
Introdução
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
A Sociedade Contemporânea
A sociedade contemporânea revela um complexo cardápio de experiências políticas tais como diferentes manifestações do socialismo e democracias capitalistas, nacionalismos, fascismo, nazismo, ditaduras militares na America Latina, levantes anticoloniais, assim como movimentos sociais diversos.
Movimentos Sociais Contemporâneos
Os “novos” movimentos sociais possuem uma organização menos hierárquica, portanto acompanham a tendência da flexibilização. Possuem pautas de reivindicação específicas. Em média são movimentos reformistas que podem até guardar conteúdos de crítica ao capitalismo, mas raramente são revolucionários.
Alguns movimentos sociais no mundo contemporâneo (agrega os séculos XVIII, XIX, XX E XXI): Movimento Negro, Movimento Feminista, Movimento Gay, Movimento Estudantil, Movimento Ecológico, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, entre outros.
Movimento Negro: A partir da abolição (mentira cívica) lutam contra a discriminação étnica e racial a fim de recompor a condição de cidadania.
Movimento Feminista: Desde a década de 50/60 centram a luta na libertação das amarras machistas colocadas sobre o prazer e a missão biológica da mulher. A reivindicação histórica é o aborto como condição de liberdade sobre o corpo. Recentemente, dada a inserção das mulheres, sobretudo as brancas, no mercado de trabalho, as reivindicações deslocaram para este universo, exigindo igualdades nas condições de ingresso, ascensão e salário.
Movimento Gay: O movimento luta contra o discurso naturalista e conservador que não admite orientações sexuais diferentes daquela indicada pela própria natureza. São