Movimentos literários norte-americanos
ATPS: Literatura de Língua Inglesa II
Porto Alegre
Abril/2014
Iluminismo nos Estados Unidos
O Iluminismo foi considerado como o século das luzes desenvolvido essencialmente no século XVIII, cuja intenção era trazer esclarecimento, no entanto trouxe uma série de tendências filosóficas na região europeia. A filosofia Iluminista baseava-se na razão e na ciência, este conceito foi criado pelo alemão Imannuel Kant.
Este foi um período de grande avanço no campo cientifico e histórico, como a revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.
Os filósofos mais conhecidos adeptos a esta filosofia foram, Montesquieu, Voltaire, Benjamin Franklin, Jean-Jacques Rousseau, entre outros.
Para Voltaire o homem era senhor de seu destino, e não deveria ser obstinadamente regido pela Igreja, tanto no campo moral, político e cientifico.
Há diferenças entre o Iluminismo Inglês e o Americano, os norte-americanos desejavam a independência cientifica, religiosa e nacional dos ingleses.
Desejavam viver em um país democrático e não monárquico.
Segue abaixo trecho da declaração de independencia dos EUA escrito por Thomas Jefferson.
"Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra,posição igual e separada, a que lhe dão direito às leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação. [...]
Obrigou os nossos concidadãos aprisionados no mar alto a tomarem armas contra a própria pátria, para que se tornassem algozes dos amigos e irmãos ou para que caíssem em suas mãos. [...] Nós, por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela retidão das nossas