Movimentos Fundamentais
Escola de Saúde e Biociências
Curso de Educação Física
MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS
EQUIPE:
Fábio Iwersen Bertoni
Lucas Neves
Rafaela C. de Macedo
Wesley Hurki
Curitiba, 06 de Agosto de 2014
1 introdução
1
2 Quando nos referimos a um padrão de movimento fundamental, estamos nos mencionando a “performance observável de movimentos básicos de locomoção, de manipulação e de estabilidade. Os padrões de movimentos fundamentais envolvem a combinação de movimentos padrões, de dois ou mais segmentos corporais. Correr, saltar, arremessar, virar e girar são exemplos, respectivamente de padrões de movimentos fundamentais de locomoção, manipulação e de estabilidade.
3 É interessante salientar, que em um padrão de movimento fundamental, enfatiza-se o movimento e limita-se a precisão, que não é vista necessariamente como um objetivo.
4 Fase de movimentos fundamentais
5 As habilidades motoras fundamentais da primeira infância são consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. Esta fase do desenvolvimento no qual as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. É um período para descobrir movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, primeiro isoladamente e depois de modo combinado. As crianças que estão desenvolvendo padrões fundamentais de movimento estão aprendendo a reagir com controle motor e competência motora a vários estímulos, obtendo aumento no controle para desempenhar movimentos discretos, em série e contínuos como ficam evidenciado por sua habilidade em aceitar alterações nas exigências das tarefas. Os padrões de movimentos fundamentais são padrões básicos de comportamento observáveis. Atividades locomotoras, como correr e saltar, manipulativas, como arremessar e apanhar um objeto e estabilizadores, como andar com firmeza e equilibrar-se em um pé só, são alguns exemplos dos movimentos fundamentais que devem