Movimentos Atuais - Black Bloc
Tudo começou em junho, com o aumento da passagem de ônibus. A principio ficou no ar a duvida: quem eram os cidadãos de preto que depredaram o comercio da cidade?
Assim surgiu o termo Black Bloc, a mídia apresentou uma definição ao grupo que participou dos movimentos: Jovens anarquistas anticapitalistas, a minoria baderneira. Foram encontradas pessoas em meio ao povo que sem se identificarem, pois sabiam que depredação publica é crime, declaram que todo esse vandalismo não eram pra ser violentos, que não são a favor da democracia representativa mas sim defenderem uma democracia direta.
Muitos outros jovens acham que é justo destruir um banco, mas não pelo fato de destruir, e sim como uma forma de fazer política com as próprias mãos.
Especialistas no assunto afirmam que o Black Bloc veio para ficar e que ele existe no país desde 2000, teve sua origem na Alemanha na década de 80 em um movimento ecológico, nesse movimento foi provado que existiam infiltrados.
Existe uma espécie de manual para quem frequentar esses movimentos saberem como devem se portar dependendo da situação ocorrida, spray de pimenta, gás lacrimogêneo, agressões, com o se defender e muito mais, e esse manual se refere ao governo dizendo como somos desrespeitados todos os dias. É acreditado que o Black Bloc seria a nova forma de se comunicar, para conseguir resultados, uma prova foi o MPL(que conseguiu abaixar o preço da tarifa).
O Black Bloc aparece em vários outros países , um exemplo é o Cairo, onde manifestantes foram presos acusados de terrorismo.