black blocks
Os Black bloc tem em seus pilares desde seu desenvolvimento, uma base de classe oprimida e/ou grupo militante que se opôs contra seus opressores. Seu agrupamento foi uma aliança de pessoas que tinham afinidades e objetivos em comuns, porém diversas vezes, independentes. A estrutura dos black bloc eram agir, sempre que possível, democraticamente buscando os interesses internos da maioria do grupo. Entretanto o mesmo não tinha qualquer estrutura formal ou hierarquia autoritária.
Baseado sempre em ideologias, os movimentos do grupo, sempre buscaram otimizar as mesmas. Com estratégias, e objetivos clássicos, os black bloc se organizavam de forma a otimizar cada movimento social realizado pelo grupo. As ações do grupo eram altamente defensivas, e desta forma a policia foi impedida de interromper o movimento, sem entrar em confronto com os memsos. A fim de otimizar seus objetivos táticos, o bloco, começou a utilizar proteções e armas como: bastões de metais e madeiras. E mais do que atuar de forma apenas defensiva o grupo começou a atingir um papel ofensivo sobre a destruição consciente do patrimônio capitalista, afim de ressaltar sua ideologia contra o Estado.
A finalidade destes movimentos, sempre foram contra o estado, baseado na crença de controle do mesmo, em que utiliza meios brutais para aqueles que interverem nos resultados dos mesmos. A brutalidade da policia e/ou forca militar do Estado eh revelado para a sociedade.
“The role of the demonstration as a social pressure valve, both impotent and non-revolutionary, begins to be inverted into an actual expression of social unrest. In this regards, spontaneity, via militance and violence, becomes an actual expression of the mass action. Hence, the action becomes a free means by which natural human identity is demonstrated through its basic rejection of subjugation, authority, capitalism and status quo.”(Black bloc papers, 2012, pg 12)
As lutas e