Black Block e Bioetica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
Aluno(s): Leila Leite Pires Nunes Matrícula(s): 11322638 Morgana Elizete Silva Pinto 11322280 Natália Cristina de Araújo Andrade 11322634
Atuação dos ‘black blocs’ nos protestos em São Paulo
João Pessoa – PB
2014
Introdução
O seguinte trabalho será apresentado na Universidade Federal da Paraíba e pertence a graduandos em Odontologia para a disciplina Bioética.
O tema a ser tratado será a atuação dos ‘black blocs’ nas manifestações de rua que ocorreram em São Paulo no ano de 2013. Esse ‘movimento’ se caracteriza por seus membros andarem mascarados e vestidos de preto durante as manifestações.
A atuação desses membros durante as manifestações, que protestavam contra o aumento das tarifas do transporte público e reivindicação a melhoria destes, foi caraterizada pela extrema violência empregada por esses membros, entrando em confronto com a polícia e deteriorando patrimônios públicos, agências bancárias, entre outros.
A origem do ativismo black bloc
O black bloc (bloco negro, em inglês) tem suas origens na Alemanha Ocidental no início da década de 1980. Foi a imprensa alemã ocidental que utilizou o termo Schwarzer Block (bloco preto) como referência a grupos de pessoas que se organizavam para enfrentar a repressão policial. Tal repressão foi desencadeada em consequência da luta de grupos autonomistas alemães (marxistas não ligados às burocracias partidárias e sindicais) contra a construção de usinas nucleares, para a defesa de suas ocupações de casas e edifícios abandonados em grandes cidades e também para se defenderem de ataques de grupos neonazistas (PINTO, 2014).
Em uma manifestação no 1º de Maio de 1980, em Frankfurt, participaram manifestantes vestidos de negro,