Trabalho Black Blocs
Maribel Sotero
Resumo: Em julho de 2013, movimentos formados por centenas de pessoas, foram as ruas para manifestar. Movimento estes que chamaram a atenção das redes sociais e nas mídias tradicionais. Black blocs, o grupo chamado de anarquista invade as ruas, com milhares de pessoas incentivando a luta. As ruas foram tomadas, eram várias concentrações de jovens mascarados, se revelando contra, um grupo não liderado e auto titulado, passaram a ser chamado de vândalos mascarados, eles não queriam ser vistos como tal, e sim como um grupo. O Black blocs, imita-se o desejo de liberdade do direito natural, imita-se o direito de não ser mais servo, imita-se para não imitar o desejo de ser escravo. Os manifestantes que atuavam nos Black blocs, eram aqueles que se mostravam através do vandalismo como, quebra- quebra os caixas eletrônicos, patrimônios públicos, pichações, depredação e gases mol tóxicos. O Brasil esteve diante de momentos difíceis, por parte da multidão contra, as violências de um estado que não tem mais a crença da sua gente. No decorrer do texto faremos uma abordagem de como surgiram. Neste presente artigo, todo material coletado para pesquisa tem base na internet e reportagens.
Palavras chaves: Black Blocs. Manifestações. Estratégia. Direito.
Sumário: Introdução; 1 A possível origem dos Black Bloc; 2 O Black Bloc no Brasil; 3 O que vem a ser um Estado Democrático de Direito. 4 Considerações finais.
Introdução: O Black Bloc e o anarquismo sem causa.
Black bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações antiglobalização ou anticapitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente. As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia são usadas para dificultar ou mesmo