Movimento
1 - JUSTIFICATIVA O ensino das artes vai além de um conhecimento estético específico e sua prática, combinando o fazer teatral ao conhecimento e a reflexão, a arte ganhou uma abrangência maior na formação e transformação do indivíduo. Muitas vezes a chegada da terceira idade, trás para o idoso uma posição passiva diante da sociedade e da sua própria vida. O Brasil tem um número crescente na população de idosos, quase sempre deixados à margem da sociedade, enfrentando preconceitos e desrespeito aos seus direitos de cidadãos. O teatro pode ser usado como instrumento de mudança desse quadro, transformando o ser e o seu viver.
O teatro desperta a consciência corporal e suas potencialidades, através de vivências que exploram as emoções, a imaginação, a capacidade criadora e a convivência em grupo. Potencializando nosso poder de expressão, comunicação e compreensão de si e, do mundo que nos circunda, formando um indivíduo mais crítico e atuante, trazendo o idoso de volta a sociedade com toda sua experiência de vida.
2 - OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL: Experienciar o fazer teatral de maneira lúdica, através de exercícios e jogos teatrais, respeitando e ampliando o potencial individual e de grupo. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Adquirir consciência corporal (corpo/voz);
- Explorar as possibilidades corpóreo-vocais, utilizando-os como veículo de expressão, comunicação e arte;
- Participar ativamente no grupo de trabalho, respeitando e ampliando os limites físicos e expressivos;
- Fortalecer a autoestima;
- Desenvolver a criatividade;
- Observar e refletir sobre os trabalhos realizados;
- Utilizar elementos da linguagem teatral. 3 – METODOLOGIA
Aulas práticas com explanações teóricas breves. Partindo do desenvolvimento individual, abrangendo as áreas afetivas, cognitivas e físicas, passando pela relação com o outro, ou seja, com o trabalho de grupo, estabelecendo o jogo teatral.
4 – CONTEÚDOS: -