Movimento
Presença do movimento na educação infantil: ideias e práticas correntes
Quando a criança se movimenta ela expressa sentimentos de diversas maneiras, ela começa a demonstrar que o movimento não é um simples deslocamento do corpo no espaço ela começa a também construir uma linguagem corporal através de gestos ações e etc.
Percebemos neste texto que para garantir um ambiente de ordem e disciplinado é necessário o silencio, ou não se mover, ou não se deslocar do lugar como quando somos pequenos e estamos na escola e com estas atitudes de rigidez pode se criar um desenvolvimento de hostilidade na vida da criança.
Esta pratica de movimento no berçário, os professores estimulam as crianças a se movimentarem esticando os braços pernas fazendo com que a criança possa permanecer sentada por um período, e com esta manipulação acaba desvalorizando as descobertas que ela poderia fazer ao natural.
O movimento para criança pequena é muito importante pois é através dele que ela faz gestos do que quer e também se comunica, conforme ela cresce torna-se cada vez mais independente, um bebê que se movimenta descontroladamente terá na mãe e nos adultos que convive pessoas fundamentais para que possam descobrir o significado de seus movimentos e com o tempo passam a “decifrar” o que aquele movimento quer dizer. A função expressiva ela não é somente demonstrada pelo bebê mas também em crianças maiores conforme citado no texto o exemplo de luta de crianças de 6 anos elas se expressam bastante com o corpo e com o rosto. Entre os adultos isto também é muito frequente é possível perceber em uma conversa diversos sentimentos na expressão do adulto através do rosto e do movimento do corpo.
A influência que a cultura tem sobre o desenvolvimento da motricidade infantil é muito grande pois é através dele que aprendemos a manusear diferentes objetos .
Já na pratica corporal como jogar, brincar e dançar é constituído como atividades nas quais ao se movimentar também se aprende o