Movimento uniforme
ENGENHARIAS – FENOMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES
Teste da Chama – Modelo de Bohr:
Introdução:
Durante séculos o homem estuda a luz e a energia e propõe vários modelos para explicar como a energia passa de um lugar a outro. Uma das formas em que a energia viaja pelo espaço é a radiação eletromagnética. A luz é uma forma de radiação eletromagnética que se caracteriza por seu comprimento de onda. Por exemplo, as brasas numa churrasqueira transmitem a radiação eletromagnética que assa a carne, assim como um forno de microondas aquece os alimentos.
O método de coloração da chama somente apresenta resultados no caso de amostras que apresentam somente um só elemento químico, responsável pela cor da mesma. Conclui-se que, ao aquecermos a amostra, a radiação eletromagnética excita os elétrons e proporciona a cor característica de cada elemento, como podemos ver na lista a seguir.
Lítio: roxo intenso.
Sódio: amarelo.
Potássio: violeta.
Cálcio: roxo amarelado.
Estrôncio: roxo.
Cobre: verde.
Objetivos:
O aluno será capaz de reconhecer que metais estão sendo analisados de acordo com a chama que emitem ao submetermos à chama e, com isso, conhecer as características dos mesmos.
Materiais e Reagentes:
Arame de platina.
Bico de Bunsen.
Vidro de relógio.
Cloreto de sódio.
Cloreto de cobre.
Cloreto de cálcio.
Cloreto de lítio.
Cloreto de estrôncio.
Cloreto de potássio.
Ácido Clorídrico (HCl) a 50 %.
2.4 Procedimento Experimental:
Limpar o arame de platina umedecido previamente no ácido clorídrico, introduzindo-o na chama do bico de bunsen, até que não apresente nenhuma coloração à chama.
Tomar a primeira amostra, a qual deverá estar sob a forma de cloreto no vidro de relógio, com o arame de platina já limpo. Introduzi-lo na chama e anotar a cor que irá produzir.
Limpar novamente o arame com o ácido e repetir o procedimento com as outras substâncias.
2.5 Questões:
2.5.1 Porque os metais dão coloração