Exercicios do livro
2) Trata-se da miscigenação dos credos e culturas (indígena, africana, européia etc.) que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização.
E uma das principais características da cultura brasileira é esta diversidade. O processo imigratório teve grande importância para a formação desta cultura.
3) Isso se deve a algumas regiões possuírem riquezas e oportunidades decorrentes da produção industrial, e outras regiões dependerem do Governo Federal. Mesmo que uma região economicamente rica possa não ter uma distribuição equilibrada de suas oportunidades e riquezas, sabemos que as maiores e mais prósperas Metrópoles Brasileiras produziram com a mesma força e maiores condições sociais.
4) Nos últimos anos, o número de reprovações nas escolas públicas caiu drasticamente, o governo praticamente baniu a possibilidade de um aluno ser reprovado, para aumentar a porcentagem da população supostamente escolarizada. mais uma vez sem dar a mínima para a qualidade do ensino dado aos alunos.
5) O êxodo rural que ocorreu em diversos países após a revolução agrícola. - Desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível;
- falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações; formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária;
- Deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos;
- Crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos; marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição.
6) Entre as muitas conseqüências da urbanização da população, a redução do ritmo de crescimento populacional é uma das mais significativas. A organização social e econômica urbana parece não combinar com uma taxa