Movimento uniforme acelerado
Estudar o movimento uniforme acelerado realizando um experimento, construir e analisar os gráficos das funções de posição e velocidade, identificar essas funções, linearizá-las e determinar seus parâmetros; calcular a velocidade e a aceleração a partir dos gráficos já feitos, e relacionar os parâmetros com os valores das mesmas.
TEORIA:
Deslocamento: é quando uma partícula, em um intervalo de tempo, muda sua posição. Assim, se uma partícula - num primeiro instante - está na posição 1, e já - em um segundo instante - está na posição 2, a medida do deslocamento é dado por:
Velocidade: indica a rapidez com que uma partícula varia de posição. A velocidade média é a razão do deslocamento (Δx) pelo intervalo de tempo (Δt) e pode ser conceituada como escalar se for considerada apenas o módulo do deslocamento.
MATERIAL UTILIZADO:
*Tripé de ferro com sapatas niveladoras;
* Cronômetro digital;
* Uma haste de alumínio com escala milimetrada;
* Eletroímã;
* 3 Esferas de aço;
* Chave liga-desliga;
* Sensores fotoelétricos;
* saquinho para contenção das esferas de aço;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Após as verificações dos objetivos e do material que será necessário para realização do experimento, pode-se começar a executá-lo. Primeiramente foram lançadas e calculadas 3 esferas de tamanhos diferentes. A esfera pequena foi lançada 3 vezes na altura de 50cm. A esfera media foi lançada 3 vezes nos tamanhos de 20cm, 30cm, 40cm e 50cm. E a esfera grande foi lançada 3 vezes na altura de 10cm, 30cm e 50cm, e em seguida foram calculados o tempo da queda da esfera. Cada lançamento era devidamente marcado na tabela, para a verificação da media da esfera.
Esfera Menor
SI SF ∆SM TI TF ∆TM VM
1 0 50cm O,5m 0 0,999 0,999
2 0 50cm O,5m 0 1,023 1,023
3 0 50cm O,5m 0 0,986 0,986 1,002