Gigabit ethernet x atm
Esta tecnologia é apontada como sendo uma ótima opção para as redes de alta velocidade. Muitas coisas evoluíram e prometem evoluir com relação a família Ethernet e especificamente com o surgimento do Gigabit Ethernet. O Gigabit Ethernet promete suprir As necessidades das novas tecnologias que estão invadindo as redes. Isto inclui a padronização de protocolos para suportar as aplicações pesadas como as multimídia. Os padrões do Gigabit ainda não estão todos definidos.
O padrão Gigabit Ethernet faz parte de uma evolução da tão aplicada família Ethernet. As taxas de transmissão prometidas pelo Gigabit são de 1 Gbps ou 1000 Mbps , o que é 10 vez mais rápido do que a tecnologia Fast Ethernet e 100 vezes mais que a taxa de transmissão do Ethernet .
ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono)
ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia de comunicação ou mais especificamente, de comutação rápida de pacotes que suporta taxas de transferência de dados variando de velocidades sub-T1 (menos de 1,544 Mbps) até 10 Gbps. Como outros serviços de comutação de pacotes (Frame Relay, SMDS), ATM atinge suas altas velocidades em parte pela transmissão de dados em células de tamanho fixo, e dispensando protocolos de correção de erros. Em vez disso, ele depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados. Todas as informações são transportadas pela rede através das células ATM. Propõe-se a servir de transporte comum para diversos tipos de tráfego, como dados, voz (áudio), imagem estatística e vídeo. Entre outras importantes diferenças em relação às tecnologias de comunicação de dados existentes pode-se notar que a ATM emerge com a possibilidade de ser algo como a tecnologia de all area network, uma vez que pode ser utilizada tanto em redes de longa distância (WANs), quanto em redes locais (LANs), passando pelas redes intermediárias, as redes de área metropolitana