Novas tecnologias de rede
Novas Tecnologias em Rede
Prof. Turiano Santos
Conceitos Básicos das Novas Tecnologias em Rede
ATM, Frame Relay e Gigabit Ethernet
Júlia Teresa Sousa da Silva
Parnaíba - PI, Julho de 2011
A crescente importância das redes locais e o aumento da complexidade das aplicações em estações de trabalho têm aumentado a necessidade por redes de alta-velocidade, nesse breve resumo serão apresentados os conceitos básicos de três redes modernas que correspondem a essa necessidade.
São elas: Rede ATM, Gigabit Ethernet e Frame Relay.
O que é a ATM?
A ATM (Asynchronous Transfer Mode - Modo de Transferência Assíncrono) é uma tecnologia de comunicação ou mais especificamente, de comutação de pacotes, que suportam taxas de transferência de dados ou largura de banda variando de 1.5Mbps, 25Mbps, 100Mbps, 155Mbps, 622Mbps, 2488Mbps até 9953Mbps (10Gbps). Semelhante ao serviço de comutação de pacotes chamado Frame Relay, os dados que trafegam por uma rede ATM atingem suas altas velocidades pela transmissão em células de tamanho fixo, e dispensando protocolos de correção de erros e sem a necessidade de sincronismo de tempo. Em vez disso, ela depende da integridade das linhas digitais para assegurar a integridade dos dados.
Propõe-se a servir de transporte comum para diversos tipos de tráfego, como dados, voz ou áudio, gráficos de estatística e vídeo. Entre outras importantes diferenças em relação às outras tecnologias, a ATM é a tecnologia que pode ser utilizada tanto em redes de longa distância (WANs), passando pelas redes intermediárias, as redes de área metropolitana (MANs) quanto em redes locais (LANs).
Onde é usada a Tecnologia ATM?
Esta tecnologia é usada em Backbones de redes de operadoras de telefonia, provedores de acesso à internet, TV a cabo, bancos, caixas eletrônicos de bancos e empresas de grande porte num local de rede WAN, e ainda não se tornou popular num local de rede (LAN), porque a tecnologia