Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
Resumo
O experimento consistiu no estudo do movimento retilíneo, sendo ele dividido em duas partes: movimento uniforme abordando o encontro de dois móveis e a caracterização do movimento uniformemente acelerado [1]. Na primeira parte foram tomadas as medidas do tempo que uma bolha e uma esfera, imersas em um líquido transparente, levavam para percorrer um determinado espaço em um plano inclinado de 15°. Através dessas medidas foram calculadas as velocidades médias dos corpos. Tendo as medidas das velocidades, foram montadas as equações horárias de cada corpo e calculado o instante e espaço do encontro. O encontro também foi medido experimentalmente e os resultados, teórico e experimental, foram comparados. Na segunda parte fez-se rolar uma esfera metálica por um plano inclinado de 3°, deixando-a percorrer diferentes espaços: 100, 200, 300 e 400 mm. Para cada espaço foi medido o tempo que a esfera levou para percorrê-lo. Com essas medidas foram calculada as velocidades médias para cada intervalo de espaço e construiu-se um gráfico velocidade x tempo com as medidas obtidas. Através do gráfico calcularam-se as medidas de espaço e aceleração da esfera, os resultados obtidos foram comparados com os valores experimentais. Após isso se calculou as velocidades instantâneas para cada instante obtido experimentalmente.
Objetivos
Esse experimento teve como objetivo os seguintes: determinar as velocidades de corpos em diferentes posições de um plano inclinado, descrever seus movimentos, determinar suas funções horárias, resolver e comparar algébrica e experimentalmente o problema da posição e instante de encontro de dois móveis e traçar e interpretar os gráficos dos movimentos observados [1].
Introdução
Um movimento é chamado de retilíneo quando ele se dá ao longo de uma reta em relação a um sistema de referência [2]. Para