Alguns Minerais
A) Hematita:
Hematite ou hematita é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro.
O minério contém, às vezes, quantidades ligeiras de titânio. Quando dado forma em ornamentos é frequente chamado de diamante preto.
Um mineral muito comum, colorido preto ao cinza, marrom ao marrom avermelhado, ou vermelho.
As variedades são: "Bloodstone", ferro Rosa, minério do Kidney, Martita (oxidação da Magnetita), minério da pintura, Especularita (hematita com brilho especular), hematita arco-íris e Titano-hematita.
Os depósitos de hematita cinzento são encontrados tipicamente nos lugares onde houve água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone. O mineral pode precipitar-se fora da água e coletar em camadas no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto a hematita pode também ocorrer sem água, como o resultado da atividade vulcânica.Sua cor na tabela de cores é classificada como Idiocromática, brilho metálico e dureza entre 5,5 a 6,0 na escala de Mohs.
Hematita em Marte
A hematita pode ser formada por processos de sedimentação, processos climáticos, ou sem água. Em 2004, a sonda Opportunity, da NASA, descobriu pequenas esferas que acreditam ser feitas parcialmente ou principalmente de hematita. As esferas têm apenas alguns milímetros de diâmetro e acredita-se terem se formado como depósitos de rocha por sedimentação há bilhões de anos, quando havia água em Marte. O carro-sonda ("rover") usou seus instrumentos para testar como a hematita encontrada em Marte em Meridiani Planum foi formada. É o minério mais puro de ferro e o mais caro. B) Pirolusita:
A pirolusita (no Brasil) ou pirolusite (em Portugal) é um mineral composto basicamente de dióxido de manganês. É tetragonal, geralmente colunar, maciço ou granular, preto a cinza-escuro, de brilho metálico, opaco, que suja os dedos quando manuseado.
É o mais importante mineral-minério de manganês (63% Mn), sendo usado em