GEOLOGIA Minerais E Rochas
CAMPUS VILLA-LOBOS
GEOLOGIA: MINERAIS E ROCHAS
Lucas Brito Santos
RGM: 1212501294
São Paulo-SP
2015
INTRODUÇÃO
Todos os processos geológicos estão de certa maneira dependentes das propriedades dos minerais e rochas. Erupções vulcânicas, movimentos tectónicos, os efeitos das ações de erosão e alteração, e mesmo as vibrações sísmicas, envolvem sempre determinadas características dos minerais e rochas. Consequentemente, um conhecimento básico dos materiais constituintes da terra é essencial para a compreensão de todos os fenômenos geológicos.
Minerais
Os minerais são sólidos formados por processos não orgânicos. A maior parte dos minerais possui uma estrutura ordenada de átomos (estrutura cristalina) e uma composição química particular correspondente a um conjunto definido de características. Para a identificação de um mineral são observadas determinadas propriedades físicas que, em geral, não necessitam a utilização de meios sofisticados. Entre as propriedades de um mineral constituinte de uma determinada rocha algumas podem ter uma influência direta nas propriedades desta. Nos minerais, e também nas rochas, as propriedades podem ser vectoriais ou escalares conforme dependem ou não da direção em que são medidas ou observadas. A dureza, a clivagem, a resistência à compressão são exemplos de propriedades vectoriais enquanto que o peso volúmico e a porosidade são propriedades escalares.
Propriedades físicas
A estrutura cristalina e a composição química dos minerais são responsáveis por diversas propriedades físicas dos minerais, úteis para sua determinação macroscópica, quais sejam:
Cor: A cor é uma propriedade óbvia de um mineral, mas não é muito adequada à sua identificação. Alguns minerais podem apresentar cores variadas resultantes da inclusão de impurezas na sua estrutura cristalina.
Brilho: aspecto apresentado pela superfície da fratura recente do mineral, ao refletir a luz incidente. O brilho pode ser