Mineralogia
Iremos mostrar um pouco sobre os minerais, para que eles são importantes, quais são seus usos, características dos minerais, o que são estrutura cristalina, propriedades físicas, transparência, brilho, cor, traço, dureza, fratura, clivagem, densidade relativa, geminação, tenacidade e magnetismo. Mostraremos também o que são rochas e cada um dos tipos de rochas.
Mineralogia é a ciência que estuda os minerais, o que são como são formados e onde ocorrem.
Mineral são substâncias formadoras das rochas, solos e sedimentos. A definição mais atual para mineral é a seguinte: sólido, homogêneo, natural, com uma composição química definida e um arranjo atômico altamente ordenado geralmente formado por processos inorgânicos.
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas.
O uso dos minerais
Os minerais são utilizados pelo homem nas mais diferentes formas e atividades.
Seus usos variam: alguns são fontes de metais raros e essenciais, outros são usados como catalisadores ou fundidos em reações químicas. Alguns minerais são apreciados por seus valores estéticos, como peças de coleção ou pedras preciosas. A mica é utilizada na produção de papel de parede, lubrificantes e tintas.
A turmalina é usada em manômetros.
Experiências