Movimento Retilíneo Uniforme
Lab. De Física I
Materiais Utilidados:
Trilho de ar, sensores, cronômetro digital e Software Origin.
Objetivo:
Neste experimento vamos analisar o movimento retilíneo uniforme de um corpo em um trilho de ar.
Registrando várias vezes o instante e a posição em que o corpo passa pelos sensores, e o tempo exato em que o mesmo demora para passar por dois sensores muito próximos, para poder assim calcular a velocidade daquele instante.
Experiência:
A tabela asseguir mostrará a posição e o tempo que o corpo passa pelo sensor, sendo posição em centímetros e o tempo em segundos:
Agora plotaremos um gráfico baseado nos dados da tabela acima e analisaremos sua equação para verificarmos se a experiência se trata de um movimento retilíneo uniforme:
Depois de analisado o gráfico, verificamos que, a equação resultante é bem próxima de Y=AX+B, com algumas margens de erro da experiência, sendo assim um movimento retilíneo uniforme pois o gráfico apresenta uma reta linear, mostrando que o coeficiente angular é igual em quaisquer pontos do gráfico.
Dada a análise do software Origin do gráfico observamos que:
A= Posição Inicial, 32,2+-2,3 cm
B=Velocidade inicial, 77,6+-2,0 cm/s
Sendo assim: X=32,24+77,6t
E para calcular a velocidade instantanêa analisaremos o dx/dt, que é o diâmetro do corpo pelo tempo em que ele passa pelos sensores.
Sendo dx = 0,65 cm e o dt são os tempos em que o corpo passou pelos sensores.
A relação de dx/dt nos dará a velocidade daquele instante em cm/s.
E para analisar a velocidade instantanêa(m/s) em relação ao tempo(s) temos a seguinte tabela:
E o gráfico da tabela acima:
Concluimos que toda vez que a equação da relação de uma posição contra tempo for uma equação de primeiro grau teremos um MRU, pois o gráfico dará uma reta sendo assim o coeficiente angular igual em todos os pontos e a aceleração a mesma.
Podemos concluir também que a velocidade