Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's)
Diversas doenças podem afetar diretamente o sistema genital tanto masculino quanto feminino. No entanto, existem algumas que, embora adquiridas por via sexual, têm efeito em todo o organismo. Todas as doenças adquiridas pelo contato sexual denominam- se Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.
As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DST, são doenças transmitidas, principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada - e sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DST também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto.
Os sintomas das DST são variados, assim como seus agentes causadores, que podem ser vírus, fungos ou bactérias. Algumas são de tratamento fácil e rápido, como, por exemplo, a gonorréia, enquanto outras, como a Aids, ainda não possuem uma cura definitiva e podem levar à morte.
A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DST por ano no mundo. Porém, a prevenção das DSTs não é complicada. E o uso de preservativos, que podem fornecer uma barreira física durante as relações sexuais, é o melhor método para prevenir o contágio. Além disso, consultas regulares ao urologista ou ginecologista são muito importantes para diagnosticar a presença de alguma DST e realizar o tratamento apropriado. O tratamento das DSTs melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.
Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, abordaremos as mais conhecidas: Sífilis, gonorréia, cancro mole, Linfogranuloma Venéreo, candiloma acuminado, pediculose pubiana, tricomoníase, Herpes