Movimento retilíneo uniforme
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-MECÂNICA-QUÍMICA
FÍSICA EXPERIMENTAL
MOVIMENTO QUEDA LIVRE
AILTON JUNIO
ELKER NASCIMENTO
ERIK MARTINS
ESTEFAN CUERVO
FELIPE FUREGATO
BARRETOS
OUTUBRO/2013
Movimento Retilíneo Uniforme
Objetivos
O desenvolvimento deste experimento visa compreender as características de um objeto em queda livre, cuja força resultante que atua no corpo é diferente de zero. Logo, o estado de movimento desta partícula varia de maneira uniforme, ou seja, o módulo da velocidade aumenta ou diminui uniformemente caracterizando uma aceleração constante e diferente de zero. O objetivo do experimento era encontrar a aceleração da gravidade experimental.
Introdução
Movimento Uniforme
O Movimento Uniforme é qualquer movimento realizado por um corpo que percorre distâncias iguais em tempos iguais. No MU, o corpo não necessita estar se movimentando em linha reta, em círculos ou em qualquer outra forma, basta que a sua velocidade escalar se mantenha a mesma por todo o tempo. Então, a velocidade escalar média é igual à velocidade escalar, pois o corpo mantém a mesma velocidade em todo o trajeto.
V = Vinstante = Vmédia = ∆s/∆t
Movimento Retilíneo Uniforme
É descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante .Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea é igual.
Equação Horária do Movimento Uniforme
A equação horária do MU serve para prever como o espaço vai variar de acordo com o tempo. Então: v = vmédia » v = ∆s/∆t » v = (S-S0)/t-t0 » s - s0 = v (t - t0) » s = s0 + v (t - t0) .
Por convenção, t0 é um valor nulo, então podemos retirar ele da equação: s = s0 + v×t.
Materiais e Métodos
No experimento utilizamos os seguintes materiais:
Sensor de