Movimento pelos direitos civis dos Negros nas décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos.
CURSO DE ENGRANHARIA CIVIL
Homem e Sociedade
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
Homem e Sociedade
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de homem e sociedade, do curso de engenharia civil, turno noturno, da Universidade Paulista, orientado pelo professor .
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Movimento pelos direitos civis dos Negros nas décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos. Pobreza, discriminação, segregação, linchamento e violência policial – tudo isso caracterizava a vida dos negros dos Estados Unidos nos anos 50. Fundamentado em lideranças individuais e coletivas, o movimento teve início na década de 1950 e 1960, este atuou no norte e no sul, na cidade e no campo, envolveu homens e mulheres e teve diversas fases e vertentes. Origem da segregação racial nos Estados Unidos
Antes das lutas, citaremos a origem dessa causa:
Essas desigualdades ou diferenças raciais existem desde o início do período colonial, com uma constituição de sociedade escravista racialmente dividida. Com este aspecto, duas diferentes regiões foram formadas nos EUA: o Sul que tinha a economia baseada na agrícola tendo a utilização da mão-de-obra escrava em seus latifúndios e o Norte desenvolveu a industrialização com apoio principalmente da mão-de-obra imigrante, sendo essas diferenças vindas do clima. Com isso a abolição dos escravos foi mais tardia no Sul, pois necessitara mais dessa mão-de-obra, até a derrota na Guerra de Secessão (em 1865). Com isso houve nessa época maior concentração de negros e um regime de segregação racial mais radical no Sul.
Com o término da escravidão, tiveram medidas para tentar manter os direitos civis