abnt
■ Citações
A) Citação direta (textual)
É a transcrição literal do texto de outro autor, que deve estar reproduzida entre aspas duplas como consta do original, acompanhada de informação sobre a fonte (em conformidade à Lei n. 9.610 de 19 de fev. de 1998 que regulamenta os direitos autorais).
Exemplo:
Salomon destaca que a elaboração de uma monografia “exige uma preparação: saber trabalhar intelectualmente, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal” (1996, p. 299). Nesse sentido, é importante que o estudante seja uma pessoa organizada para que consiga vencer o desafio da produção acadêmica.
Existem duas classificações de citação direta (textual): as citações curtas (de até 3 linhas) e as citações longas (mais de 3 linhas).
B) Citação indireta (livre)
É uma transcrição livre do que foi lido, o que significa dizer que é elaborado um texto baseado na obra do autor consultado.
Exemplo:
Os cientistas, quando leem qualquer texto, se acercam levando consigo sua experiência e formação (MEADOWS, 1999).
C) Citação de citação
Quando não é possível ter acesso ao documento original, pode-se reproduzir informação já citada por outros autores, cujos documentos tenham sido efetivamente consultados.
Exemplo1:
Marinho (1980 citado por MARCONI; LAKATOS, 1982) apresenta a formulação do problema como uma fase da pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.
Exemplo 2:
[...] apresenta a formulação do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação (MARINHO, 1980 apud MARCONI; LAKATOS, 1982).
Exercício 1:
I- Com base em algum dos textos lidos neste semestre, faça as seguintes citações:
a) Uma citação direta (textual) curta
b) Uma citação direta (textual) longa
c) Uma citação indireta (livre)
d) Uma citação de citação
II- Responda as questões abaixo:
a) O que é