Evolução
No Equador, mais precisamente no arquipélago de Galápagos, havia inúmeras espécies de uma mesma ave localizadas em diferentes regiões, o que levou Darwin a pensar que tais diferenças partiram de um mesmo ancestral que após migrar para diferentes regiões com diferenciações climáticas e ecológicas precisou se adaptar a estas, originando novas espécies.
Seleção natural e artificial
Danwin começa a suspeitar a partir de descobrimentos acerca da idade da Terra e de suas transformações, que a evolução estava relacionada à seleção artificial que permitia selecionar a reprodução de espécies a partir de características julgadas desejáveis, o que permitiria inúmeras espécies a partir de uma mesma raça. Sua opinião a respeito da seleção artificial mudou quando conheceu as teorias de Thomas Malthus que afirmava que o crescimento populacional das espécies selecionaria os organismos com características mais fortes e vantajosas e que através destas conseguiriam sobreviver e deixar descendentes.
A partir deste pensamento, Darwin então percebeu que o meio ambiente era o responsável pela seleção dos organismos, marcando assim o processo de seleção natural que fazia com que as espécies se diversificassem e se adaptassem para sua sobrevivência.
Darwin não conseguiu explicar a origem e as transmissões das adaptações ocorridas em espécies, o que gerou muita crítica a seu estudo. Nos dias atuais sabemos que não somente pela seleção natural que as espécies se evoluem, mas também por mutações gênicas e cromossomiais, por