contabilidade
A Contabilidade tem como objetivo gerar relatórios com informações organizadas e demonstrações analíticas de natureza econômica, financeira, físicas e de produtividade aos seus usuários preferenciais ou externos e usuários secundários.
As informações de natureza financeira e econômica de uma entidade constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares nas demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo da Contabilidade é permitir aos usuários a exata visualização da situação financeira e econômica da entidade e na dedução de mecanismos para tomada de decisões.
Para adequada avaliação da situação patrimonial e de resultados de uma empresa é necessário o lançamento e divulgação de todas as informações, permitindo interferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas explicativas ou em Quadros complementares.
Outro importante ponto de observação é que a contabilidade tem íntimo relacionamento com aspectos jurídicos os quais muitas vezes não retratam forma econômica. Portanto, a contabilidade deve seguir a essência ao invés de forma.
A não utilização da informação contábil em uma entidade ou utilização restrita demonstra deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários ou linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas quanto à teoria, reúne o aspecto social, que permite aos usuários conhecer a posição de rentabilidade e financeira e de forma indireta auxilia nas tomadas de decisões e aumento da riqueza da entidade, estas avaliações muitas vezes envolvem subjetividade e incertezas oriundas do próprio ambiente social e econômico nas quais as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação