WiMax
O uso do acesso discado se dá através de uma linha telefônica com o cabo RJ-11 que oferece uma velocidade máxima de 56 Kbps. Acesso por banda larga foi a evolução direta da discada e que utiliza um cabeamento estruturado com o cabo par trançado RJ-45 oferecendo uma velocidade máxima de 2 Gbps. O WiFi tem como seu maior atrativo a comodidade da utilização sem fio, mesmo não alcançando a velocidade da banda larga, pode chegar a até 300 Mbps.
A utilização do Wifi é para ambientes mais restritos, usuais em corporações, estabelecimentos comerciais, ambientes públicos ou mesmo em soluções caseiras. Recentemente uma nova tecnologia para redes sem fio foi desenvolvida para ser uma extensão do WiFi, ou seja, aonde um não chegar o outro conseguirá atingir a área e suprir a necessidade. Essa tecnologia é chamada WiMax podendo alcançar uma velocidade máxima de 70 Mbps.
2. História
O WiMax é a sigla para Interoperabilidade Global para Acesso por Microondas (do inglês Worldwide Interoperability for Microwave Access) também é conhecido pelo nome 802.16 da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers ). Criado em 2003 por um grupo de empresas de equipamentos e componentes como Intel, Motorola e outras 230 corporações pelo mundo. Juntas criaram o WiMax Fórum que é uma organização sem fins lucrativos com a intenção de gerir e promover a compatibilidade e interoperabilidade das redes sem fio pelo mundo.
Esta tecnologia surgiu de uma necessidade de suprir o alcance que o WiFi não conseguia cobrir. Era uma necessidade de manter uma alta velocidade de transmissão de dados de