Movimento Operário no Brasil
- O Brasil antes da Revolução Industrial
A Revolução Industrial chegou ao Brasil com um século de atraso em relação à Inglaterra e demais nações Européias, em pleno século XIX enquanto metade do velho continente adentrava nos avanços da segunda revolução o nosso País vivia ainda uma realidade Agrícola. O Imperador D. Pedro II resistia as novidades industriais que surgiam aos montes no outro lado do Atlântico,mantendo aqui uma estrutura atrasada baseada no grande Latifúndio do café com mão de obra escrava Negra.Para não dizer que não tínhamos nenhuma iniciativa no setor industrial produtivo, o Banqueiro e Industrial Irineu Evangelista de Sousa , Barão de Mauá , se mantinha como uma voz que destoava de uma economia estática e agrária,investindo na construção de estradas ferro , bancos e Indústrias .Empreendedor e grande admirador dos Ingleses Mauá sonhava com um Brasil auto-suficiente e Industrial , seu sonho virou pesadelo com a perseguição implacável daqueles que descordavam de suas previsões econômicas , acabou sozinho e falido devido a especulações do governo Imperial que o levou a Falência.
- Origem do Movimento Operário
1º Período: do início do século até 1930 - Sindicalismo Autônomo
Pode-se dizer que, a história do movimento operário-sindical começa antes mesmo de terminar a escravidão negra. O escravo negro estava sendo substituídos nas lavouras pelo trabalhador assalariado imigrante, principalmente pelos imigrantes italianos, espanhóis, e portugueses, alemães, japoneses, poloneses, entre outros. Os fazendeiros e os imperialistas, depois de acumular capital por quase 400 anos as custas dos negros, buscavam agora eliminar o sistema escravista.
Num país agrário como era o Brasil, vivendo do plantio e da exportação do café, começam a surgir as fábricas e, junto com elas, os operários. É principalmente com a construção das ferrovias que surgem os primeiros núcleos de operários: os ferroviários.