movimento dos deficientes no Brasil
CURSO DE ARTES VISUAIS - LICENCIATURA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORA: SIMONE DAS GRAÇAS NOGUEIRA FELTRIN
ACADÊMICA: ROSELAINE CARDOSO SOARES REZENDE
Anotações do vídeo: História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil.
Um vídeo marcado pela história de vida e lutas das pessoas com deficiência no Brasil, uma História que começa no final da década de 70 até então eles eram invisíveis para sociedade, frase que me marcou no filme. Merecedor de caridade e não de cidadania, o importante se diz no documentário ”começamos a falar por nós”.
A História se inicia no Brasil Imperial
1854 – criação do instituto dos meninos cegos, hoje o instituto Benjamin Constant, marcou a inclusão dos deficientes visuais na sociedade com o Braille, fato de grande importância para que eles tivessem na sua minoria a oportunidade de estudos.
1856 – criação do INES – Instituto nacional de educação de surdos, que eram vistos como doentes incapazes de aprender. Também marcou a inclusão dos deficientes auditivos.
1932-1954 – foi a criação das instituições de educação de pessoas com deficiência intelectual, a primeira foi a PESTALOZZI e a segunda foi as APAES.
1950 – surtos de poliomielite e a criação dos centros de reabilitações, onde São Paulo e RJ foram cidades referencias no Brasil.
1979 – 1980 – alguns movimentos começaram a se organizar por que houve os movimentos políticos, pela democratização, existe a luta pela quebra das barreiras que havia. Então houve a Coalizão pró-federação Nacional de entidades de pessoas Deficientes.
1980 – I Encontro Nacional de entidades de pessoas Deficientes em Brasília. Este encontro foi um marco, por que na época era carta postal, telefonemas precários, os deficientes foram de ônibus de diversas cidades do Brasil, não podiam pagar hotéis, ficaram hospedados em quartéis, residências particulares, escolas e alguns com melhores condições